O que é o Filtro HEPA e quando utilizá-lo?

Para manter um ambiente higienizado e livre de impurezas, é necessário muito mais que uma limpeza tradicional. Cuidar da qualidade do ar é imprendincível, e, pensando nisso, foi criado o filtro HEPA.  

O filtro HEPA, que significa “Hight Efficiency Particulate Air” – em português alta performance em absorção de partículas – é conhecido pela sua capacidade de barrar a passagem de elementos. O filtro HEPA é capaz de reter 99,95% das partículas até 0.3 μm, entre eles pólen, bactérias, fungos, e até mesmo alguns vírus. 

Por ter propriedades que impedem a passagem de microorganismos, é natural associar os filtros HEPA com ambientes hospitalares e salas cirúrgicas. No entanto, ele também é um ótimo aliado para espaços que precisam reduzir a zero quantidade de poeira no ar, como:

filtro hepa
Filtro Hepa para hospitais – Fonte: Brafiltros

Qual a composição do filtro HEPA?

A malha do filtro HEPA é composta por fibras de vidro, dispostas em três camadas. Cada uma delas funciona de forma distinta para captar fragmentos de diferentes tamanhos.

Filtro Hepa
Filtro Hepa Cunha – Fonte: Brafiltros

Manutenção do Filtro HEPA

Assim como qualquer equipamento, os filtros HEPA precisam de manutenção e cuidados. Não é recomendado que se lave o filtro com água ou o aspire, pois esse tipo de limpeza pode danificar as fibras da malha. 

Para aumentar a vida útil do seu filtro, o ideal é a utilização de camadas protetivas, também conhecidas como pré-filtro e filtro fino. A função deles é impedir que partículas maiores como poeira e poluição tenham impacto direto com o filtro HEPA, garantindo ainda mais eficiência e qualidade de ar.

Comparação do HEPA com outros filtros

Para fins de segurança, os filtros HEPA devem passar por testes e avaliações de organizações internacionais de qualidade. Para a European Standard, o filtro HEPa deve reter no mínimo 99,95% das partículas, já o departamento de segurança e energia dos Estados Unidos determinou esse valor em 99,97%. 

Filtros não-HEPA têm sua taxa de retenção bem menores, podendo variar de 5% a 60%. Por isso, seja para a segurança de seus equipamentos ou para sua saúde, é essencial se equipar com filtros HEPA de qualidade e obtê-los com fornecedores confiáveis. 

A Brafiltros garante qualidade, durabilidade e segurança em todos seus produtos. Para saber mais sobre HEPA e outros filtros, entre em contato conosco.