O filtro HEPA é conhecido pelo seu alto grau de eficiência na eliminação de impurezas do ar. Por isso, esse é um dos filtros mais recomendados para ambientes hospitalares. Além de garantir a qualidade do ar estipulada pelos órgãos fiscalizadores, o filtro contribui também, por exemplo, para o isolamento de pacientes — tão importante em tempos de pandemia.

Conheça as principais vantagens do filtro HEPA para ambientes hospitalares. 

Como funciona o filtro HEPA?

Antes de tudo, porém, é preciso entender como funciona o filtro. Em tradução livre, a sigla HEPA significa “Partículas de Ar de Alta Eficiência”. A competência trazida pelo próprio nome é garantida por meio das microfibras de vidro plissado utilizadas na fabricação do filtro. Cordões especiais entre as plissas ajudam a manter o espaçamento uniforme, o que aumenta a área de filtragem e garante maior retenção de partículas e microorganismos. 

O filtro HEPA pode ser fabricado com elementos auto sustentáveis na forma plana ou na forma de V — nesse caso, ganha o nome de HEPA Cunha. As duas variações podem ser seladas com compostos de poliuretano bi-componente dentro de uma moldura em chapa galvanizada, alumínio ou aço inoxidável, a depender do uso.

Vantagens do uso do filtro HEPA em hospitais

O filtro HEPA é capaz de eliminar, por conta da sua estrutura, cerca de 99,9% das impurezas do ar, sendo assim, ele é ideal para:

Como potencializar o poder do filtro HEPA em ambientes hospitalares

Para atingir todos esses benefícios, é possível usar o HEPA em conjunto com pré-filtros, que garantem maior durabilidade e eficiência. 

A Brafiltros tem especialistas que podem ajudar a montar sistemas de filtragem ideais para ambientes hospitalares, entendendo as necessidades da cada um. Entre em contato e faça um orçamento