A qualidade do ar que respiramos nunca foi tão observada quanto nos dias de hoje, em que passamos por uma pandemia virótica. No entanto, para alguns setores essa sempre foi uma questão levada muito a sério. Ambientes hospitalares, farmacêuticos e clínicas no geral já estão familiarizados a dar atenção a esse aspecto da limpeza.

O Filtro HEPA é um dos maiores aliados desse setor da indústria, justamente por ser capaz de filtrar até 99,99% das partículas no ar, entre eles fungos, bactérias e pólens. Mas a função desse filtro vai muito além de apenas purificar o ar, e nesse texto você poderá entender outras funções do Filtro HEPA em hospitais e clínicas. 

Incubadoras

Sem dúvidas é um dos espaços com maior demanda de esterilidade e higiene por serem abrigos de recém nascidos que ainda têm o sistema de defesa muito frágil. Por ainda não poderem contar com anticorpos de vacinas ou do leite materno, qualquer contato com partículas poluídas pode trazer grandes consequências. Por isso, nesses espaços existe a possibilidade de filtração de ar dupla: na sala neonatal mas também dentro das próprias incubadoras.

Salas de cirurgia

Provavelmente os ambientes com maior necessidade de assepsia são as salas onde ocorrem ocorres procedimentos cirúrgicos. Os filtros HEPA garantem total esterilidade do ar, dando a segurança de que nem o paciente nem os equipamentos médicos possam se contaminar com vetores de doenças.

Filtro HEPA para Laboratórios

A produção de remédios e análise de patógenos em laboratórios exige a total isolação de substâncias para a manipulação dos mesmos. É para suprir essa necessidade que o filtro HEPA se apresenta como solução, promovendo a esterilização do ar e impedindo a contaminação desses elementos por micro-organismos como fungos e bactérias. 

Roupas hospitalares

Além de impedir a contaminação pelo ar, os filtros HEPA também são eficientes em impedir a transmissão de substâncias pelo contato físico. Esses filtros também são encontrados em roupas cirúrgicas, máscaras e outros equipamentos de proteção individual (EPI). Esse tipo de cuidado é importante tanto para impedir que pacientes contraiam infecção hospitalar, quanto para prevenir a equipe médica de se submeter a exposição de substâncias potencialmente nocivas à saúde.

Onde comprar  filtros HEPA certificados

A Brafiltros é uma empresa que está no mercado há mais de 10 anos e é referência no mercado de filtros HEPA. Para conhecer melhor os produtos oferecidos, acesse nosso site ou entre em contato com um de nossos especialistas.

Veja também os produtos:

Imagem:

Imagem de Sasin Tipchai por Pixabay