Ambientes fechados precisam garantir a qualidade do ar, ou seja, condições ideais de limpeza e umidade para que as pessoas possam respirar sem riscos. Isso se faz ainda mais verdade em lugares com grande circulação de vírus, como hospitais, com presença de químicos, como indústrias químicas, ou ainda grande circulação de pessoas, como em aviões. Em todos esses casos o filtro de ar HEPA pode ser de grande valia.

O filtro é conhecido por ser um dos mais eficientes e versáteis, podendo eliminar até 99,99% das impurezas do ar. Entre as partículas que o filtro consegue barrar estão bactérias, ácaros e vírus – o que é especialmente importante dado o momento de combate à pandemia do coronavírus. 

Conheça tudo sobre o funcionamento e aplicação do filtro de ar HEPA.

O que é o filtro de ar HEPA e como ele funciona?

A sigla HEPA significa  “High Efficiency Particulate Arrestance” ou “Alta Eficiência na Retenção de Partículas”, em tradução livre. O próprio nome já traduz o potencial de filtragem desse modelo e sua base de funcionamento: a retenção de partículas

Os filtros de ar HEPA são produzidos com o meio filtrante em microfibras de vidro plissado, com espessura média de 0,5 a 2 mícrons. Além disso, cordões especiais são inseridos entre as plissas para manter um espaçamento uniforme, o que aumenta a área de filtragem.

Essa tecnologia permite a filtragem de partículas minúsculas, de 0,3 mícrons. Isso é o que garante a eficiência de 99,99% do filtro de ar HEPA, afinal, microrganismos menores do que isso precisam de um transporte para planar no ar, e esse “meio de locomoção” é capaz de ser retido nas fibras do filtro  de ar HEPA.

A retenção de partículas é feita a partir de 3 processos principais no filtro: interceptação, impacto e difusão. Na primeira, as partículas seguem a corrente de ar e ficam presas na fibra de vidro. Na segunda, as partículas maiores se chocam com as fibras e são “aprisionadas” à medida que o espaço entre as fibras e fios vai diminuindo. Já a terceira é quando as partículas muito pequenas entram em colisão com moléculas de gás, que impedem a passagem entre as fibras e fios. 

Para aumentar seu ciclo de vida, o filtro de ar HEPA pode ser usado em conjunto com o pré-filtros e filtros intermediários.

Onde usar o filtro de ar HEPA?

Por conta de sua versatilidade e eficiência, o filtro de ar HEPA pode estar presente em diferentes ambientes: desde aspirador de pó que é usado nos lares, até centros industriais complexos.

Alguns exemplos de lugares que podem se beneficiar do filtro de ar HEPA são:

A Brafiltros possuí duas variações de filtros de ar Hepa, o plano e o cunha – em forma de V. Ambos são fabricados com elementos auto sustentáveis e selados com compostos de poliuretano bi-componente dentro de uma moldura em chapa galvanizada, alumínio ou aço inoxidável, de acordo com a necessidade de cada usuário.

Conheça as opções e faça um orçamento