Filtros industriais: saiba como montar um ambiente seguro

Filtros industriais: saiba como montar um ambiente seguro

Os ambientes industriais precisam garantir a segurança dos seus trabalhadores, a perfeição do processo produtivo e a manutenção do meio-ambiente. Construir um sistema de filtros de ar para a indústria é essencial  no cumprimento de todos esses requisitos.

Isso porque, agentes contaminantes produzidos pelos processos industriais, como partículas químicas, ou trazidos de fora, como poeira e pólen, podem tanto causar doenças nos funcionários, como também prejudicar processos que precisam de um ar livre de partículas e ainda poluir o meio-ambiente. 

Entenda como usar os filtros corretos para criar um ambiente industrial seguro.

Riscos de não usar os filtros de ar corretos na indústria

Antes de saber qual sistema de filtragem de ar usar, é importante entender os perigos de não empregar os modelos corretos de acordo com a necessidade da indústria. Por conta dos problemas descritos anteriormente, a falta de filtragem de ar pode causar:

  • Prejuízos para o nome da marca caso haja poluição do meio ambiente, defeitos na fabricação de produtos ou ainda contaminação de funcionários;
  • Prejuízos financeiros com a perda de lotes caso não haja as condições ideais de armazenamento;
  • Prejuízos legais, caso o ar dentro da indústria e expelido por ela não cumpram os pré-requisitos estipulados por lei. 

Como montar um ambiente  industrial seguro

Para evitar esses problemas, promover a saúde dos funcionários, a preservação do meio-ambiente e qualidade dos produtos, portanto, as indústrias precisam construir sistemas de filtragem de ar adequados à sua realidade.

A escolha de qual tipo de filtro usar vai depender dos objetivos esperados com ele: filtragens de partículas que saem da indústria, manutenção da qualidade do ar interno, retenção de odor, volume de ar expelido, entre outros. 

Os principais filtros de ar usados nesses casos são:

Filtro Hepa: este é o principal filtro quando o objetivo é a  eliminação de partículas do ar, uma vez que ele é capaz de eliminar 99% das impurezas do ambiente. Isso é feito  por meio de microfibras de vidro plissado, intercaladas com cordões especiais que aumentam a área de filtragem. Essa tecnologia permite a filtragem de  partículas minúsculas, de 0,3 mícrons.

Filtro Multi Bolsa: esse filtro é  ideal para indústrias que têm intensa vazão de ar e partículas. Ele é  formado por uma uma manta filtrante com  ampla área estendida – que aumenta a área de filtragem – e com um sistema de prensagem de aço galvanizado, alumínio ou inox, diretamente na moldura, o que reduz  os riscos do desprendimento das bolsas. 

Filtro encartonado: Esse filtro ajuda as indústrias  na manutenção da qualidade do ar, evitando impurezas e tóxicos. Isso é  feito a partir de um meio filtrante  de papelão encartonado rígido, o que dá ao filtro grande resistência à  veiculação intensa de ar e vida útil longa. Com fácil manutenção e troca, ele é fixado em bordas laterais de metal direcionadas para a entrada e saída de ar.

Filtro Poly Pleat:  esses filtros são muito utilizados para evitar que as indústrias tenham grande emissão de poluentes. Eles são formados com septo filtrante de fibra sintética de poliéster, moldura de chapa galvanizada e rede de contenção galvanizada eletrosoldada.Geralmente,  eles  são instalados nas capelas de exaustão para reter as substâncias que podem causar danos ao meio ambiente. 

A Brafiltros possui especialistas que podem te ajudar a construir o melhor sistema de filtros para sua indústria. Entre em contato e peça um orçamento.