Filtros de ar: 7 modelos ideais para indústria

Filtros de ar: 7 modelos ideais para indústria

Os ambientes industriais podem apresentar toxinas provenientes da transformação da matéria-prima em produto. Por isso, é obrigatório por lei que as indústrias tenham filtro de ar em seus sistemas de exaustão e ventilação. 

Os filtros de ar nas indústrias ajudam a evitar odores e intoxicação dos trabalhadores. Além disso, eles são importantes para evitar que as toxinas geradas dentro da fábrica passem para o meio-ambiente, causando poluição.

Os modelos de filtros de ar para esses dois fins dependem da atividade principal da indústria. Isso porque, a transformação de diferentes matérias-primas exalam substâncias distintas. Alguns fatores a serem levados em consideração para a escolha dos filtros são:

  • Graus de pureza que o ar precisa estar dentro das instalações;
  • Necessidade de retenção de odores ou não;
  • Grau de pureza que a emissão de gases e exaustão do ar precisam ter.

Saber qual filtro de ar instalar na indústria não é apenas uma questão legal e de saúde, mas também significa aumento da lucratividade do negócio. Empresas que não seguem as recomendações de filtragem de ar têm maiores problemas com tempo parado, por conta da intoxicação dos trabalhadores, multas e sanções ambientais, além de sempre correrem o risco de caírem na fiscalização. 

Quais os filtros de ar que podem ser usados nas indústrias?

Como dito, o tipo certo de filtro para cada indústria deve ser escolhido de acordo com a legislação e o tipo de produção fabricado. Mas as variações mais usadas que ajudam a proteger tanto os trabalhadores, quanto o meio ambiente, são:

Filtro Hepa: este é o principal filtro quando o assunto é eliminação de partículas do ar.  Isso porque ele é capaz de eliminar 99% das impurezas do ar, por meio de microfibras de vidro plissado, intercaladas com cordões especiais que aumentam a área de filtragem. Essa tecnologia permite a filtragem de  partículas minúsculas, de 0,3 mícrons. 

Os filtros Hepa podem ter mais de uma variação para ambientes industriais: o convencional (plano)  e o Cunha (com forma em V). Os dois são selados com compostos de poliuretano bi-componente dentro de uma moldura em chapa galvanizada, alumínio ou aço inoxidável, de acordo com a necessidade de cada ambiente.

Filtro cartão plissado: na indústria, esse filtro é ideal para cabines de pintura a seco para acabamento em materiais como couro, metal, madeira ou mesmo o plástico mais simples. Ele é comercializado em caixas de 75 centímetros a um metro e, por conta da sua intensa compactação, é capaz de conter grande quantidade de sólidos contaminantes. As indústrias que mais se beneficiam desse filtro são a metalúrgica, de plástico, de móveis e automobilística. 

Filtro Multi Bolsa: esse filtro é  indicado para ambientes industriais com intensa vazão de ar e partículas. Ele é formado por uma uma manta filtrante com  ampla área estendida e com um sistema de prensagem de aço galvanizado, alumínio ou inox, diretamente na moldura, o que reduz  os riscos do desprendimento das bolsas. 

Filtro encartonado: feito a partir de papelão encartonado rígido, o filtro tem grande resistência à  veiculação intensa de ar e vida útil longa. Com fácil manutenção e troca, ele é fixado em bordas laterais de metal direcionadas para a entrada e saída de ar. Nas indústrias, cumpre o papel de manutenção da qualidade do ar, evitando impurezas e tóxicos a partir da sua instalação em ar condicionados, exaustores de ar e painéis elétricos.

Filtro Poly Pleat: são filtro mini plissados com septo filtrante de fibra sintética de poliéster, moldura de chapa galvanizada e rede de contenção galvanizada eletrosoldada. Esses filtros são muito utilizados para evitar que as indústrias tenham grande emissão de poluentes. Para isso, eles ficam, geralmente,  instalados nas capelas de exaustão para reter as substâncias que podem causar danos ao meio ambiente. 

Filtro Paint Stop:  também conhecido como manta em fibra de vidro, ou manta filtrante para piso, o filtro é composto por fibras de vidro dispostas com densidade progressiva.  Isso faz com que sua capacidade de absorção seja de até 2900 gramas por metro quadrado.O filtro é muito utilizado em cabines de pintura automobilística e fica posicionado na horizontal, embaixo das grades de estufas de pintura.

Os filtros podem ter eficácia ainda maior se usados em conjunto com pré-filtros. A Brafiltros possui especialistas que podem ajudar a entender qual o melhor conjunto de filtro de ar para sua indústria. Entre em contato e faça um orçamento.