As cabines de pintura automotivas ou da indústria moveleira precisam de filtros de ar especiais para garantir que o ambiente esteja livre de qualquer tipo de partícula que possa colocar em risco a qualidade do processo.

Por isso, dentro da cabine, o ar deve ser livre de poeira, vento ou qualquer outro agente que possa impedir que a pintura fique lisa e perfeita. Até mesmo partículas de tinta devem ser filtradas para não gerarem o peneiramento — quando essas partículas presentes no ar caem sobre a superfície que está sendo pintada. 

Além de um ambiente interno livre de agentes que podem danificar a pintura, os filtros de ar para as cabines ainda devem impedir que as partículas de tinta, resíduos químicos ou solventes sejam ejetados para fora, gerando poluição ao meio-ambiente. 

Portanto, as cabines de pintura precisam de filtros de ar de entrada e de saída para garantir  um trabalho impecável e sustentável. Conheça os principais tipos de filtro de ar para cabines:

Pré-filtro – feita a partir de fibras de vidro ou sintética, a manta pré-filtro é essencial para reter a entrada de partículas indesejadas na cabine de pintura, assim como possibilita que os agentes internos sejam retidos e não prejudiquem a pintura. Junto com os filtros, o pré-filtro faz a retenção de qualquer contaminante que possa entrar no ambiente, por isso, são muito utilizados nas cabines.

Filtro Multibolsa – esses filtros de ar são desenvolvidos com uma manta filtrante que possibilita área estendida de filtragem, o que garante uma alta capacidade de retenção de partículas. Sendo assim, se porventura algum agente passar pelo pré-filtro, ficará preso no filtro multibolsa. O modelo é perfeito para garantir que o ar dentro da cabine esteja totalmente limpo e preparado para que o acabamento da pintura fique como desejado. 

Filtro Paint Stop –  também conhecido como manta de fibra de vidro, esse filtro é composto por fibras dispostas com densidade progressiva, o que garante uma capacidade de absorção de, em média, 2900 gramas por metro quadrado. Nas cabines de pintura, o Paint Stop costuma ser posicionado na horizontal, embaixo da estrutura. Assim ele ajuda na retenção de overspray e de sólidos. 

Filtro cartão Plissado – fornecido em caixas de larguras diferentes, que podem variar de 75 cm a 1 metro, o filtro é capaz de reter grande quantidade de sólidos contaminantes. Ele é ideal para as cabines de pintura a seco, onde é feito o acabamento de materiais como couro, metal, madeira ou plástico.

Filtro de Teto – esse filtro é o responsável por evitar o peneiramento, uma vez que retém as partículas de tinta que ficam no ar da cabine. Ele também é conhecido como Ceiling filter e é feito a partir de fibras sintéticas distribuídas em densidades progressivas e com manta para respaldo. Isso faz com que, além de reter o overspray, ele também ajude na qualidade e estabilidade do fluxo de ar durante a entrada na cabine. 

A Brafiltros possui diversos especialistas em filtro de ar para cabines de pintura que podem te orientar sobre qual conjunto de filtros usar para melhorar a qualidade da pintura e da sustentabilidade do seu negócio. Entre em contato e faça um orçamento