Qual as opções de filtro de ar para cabines de pintura?

Qual as opções de filtro de ar para cabines de pintura?

As cabines de pintura automotivas ou da indústria moveleira precisam de filtros de ar especiais para garantir que o ambiente esteja livre de qualquer tipo de partícula que possa colocar em risco a qualidade do processo.

Por isso, dentro da cabine, o ar deve ser livre de poeira, vento ou qualquer outro agente que possa impedir que a pintura fique lisa e perfeita. Até mesmo partículas de tinta devem ser filtradas para não gerarem o peneiramento — quando essas partículas presentes no ar caem sobre a superfície que está sendo pintada. 

Além de um ambiente interno livre de agentes que podem danificar a pintura, os filtros de ar para as cabines ainda devem impedir que as partículas de tinta, resíduos químicos ou solventes sejam ejetados para fora, gerando poluição ao meio-ambiente. 

Portanto, as cabines de pintura precisam de filtros de ar de entrada e de saída para garantir  um trabalho impecável e sustentável. Conheça os principais tipos de filtro de ar para cabines:

Pré-filtro – feita a partir de fibras de vidro ou sintética, a manta pré-filtro é essencial para reter a entrada de partículas indesejadas na cabine de pintura, assim como possibilita que os agentes internos sejam retidos e não prejudiquem a pintura. Junto com os filtros, o pré-filtro faz a retenção de qualquer contaminante que possa entrar no ambiente, por isso, são muito utilizados nas cabines.

Filtro Multibolsa – esses filtros de ar são desenvolvidos com uma manta filtrante que possibilita área estendida de filtragem, o que garante uma alta capacidade de retenção de partículas. Sendo assim, se porventura algum agente passar pelo pré-filtro, ficará preso no filtro multibolsa. O modelo é perfeito para garantir que o ar dentro da cabine esteja totalmente limpo e preparado para que o acabamento da pintura fique como desejado. 

Filtro Paint Stop –  também conhecido como manta de fibra de vidro, esse filtro é composto por fibras dispostas com densidade progressiva, o que garante uma capacidade de absorção de, em média, 2900 gramas por metro quadrado. Nas cabines de pintura, o Paint Stop costuma ser posicionado na horizontal, embaixo da estrutura. Assim ele ajuda na retenção de overspray e de sólidos. 

Filtro cartão Plissado – fornecido em caixas de larguras diferentes, que podem variar de 75 cm a 1 metro, o filtro é capaz de reter grande quantidade de sólidos contaminantes. Ele é ideal para as cabines de pintura a seco, onde é feito o acabamento de materiais como couro, metal, madeira ou plástico.

Filtro de Teto – esse filtro é o responsável por evitar o peneiramento, uma vez que retém as partículas de tinta que ficam no ar da cabine. Ele também é conhecido como Ceiling filter e é feito a partir de fibras sintéticas distribuídas em densidades progressivas e com manta para respaldo. Isso faz com que, além de reter o overspray, ele também ajude na qualidade e estabilidade do fluxo de ar durante a entrada na cabine. 

A Brafiltros possui diversos especialistas em filtro de ar para cabines de pintura que podem te orientar sobre qual conjunto de filtros usar para melhorar a qualidade da pintura e da sustentabilidade do seu negócio. Entre em contato e faça um orçamento