As cabines de pintura da indústria automotiva, assim como as de outros setores, precisam de um ar totalmente limpo. Isso porque, qualquer partícula – como a poeira, overspray e até mesmo vento – pode danificar a pintura e impedir que o trabalho tenha a qualidade esperada. Portanto, é crucial que se use filtros de ar para cabine de pintura automotiva. 

Entre as opções utilizadas, uma das principais é o filtro Paint Stop. Entenda como ele funciona e suas vantagens para as cabines de pintura automotivas.

O que é o filtro Paint Stop para cabines de pintura automotivas?

Também conhecido como manta em fibra de vidro ou manta para piso, o filtro paint stop é composto por fibras de vidro dispostas com densidade progressiva. Isso aumenta sua capacidade de retenção de partículas que chega, em média, a uma absorção de 2900 gramas por metro quadrado. 

Nas cabines de pintura automotivas, o filtro costuma ser posicionado na horizontal, embaixo da estrutura, por conta da sua alta capacidade de reter sólidos, como acontece no overspray.

Vantagens do paint stop para cabines de pintura automotiva

Além da sua alta retenção de partículas, o filtro ainda conta com vantagens como:

Perda de carga baixa:em ambientes com exaustores, como nas cabines, a capacidade de perder pouca carga é muito necessária. Se comparado a outros filtros, o paint stop é uma ótima opção com baixa perda de carga;

Segurança: o filtro não é inflamável, ou seja, ele não propaga chamas em caso de acidente. Além disso, ele pode resistir a temperaturas de até 150 graus. 

Durabilidade: tem alta durabilidade, garantindo economia para as fábricas a longo prazo

Densidade Progressiva: essa característica faz com que o filtro tenha uma retenção gradativa das partículas, assim ele evita a saturação superficial.

Como garantir a eficiência do filtro de ar para cabines de pintura automotivas?

É  preciso prestar atenção em alguns detalhes que fazem toda a diferença para a aplicação e resultado do paint stop. Os principais fatores que influenciam na qualidade do filtro são:

Para além das cabines de pintura

Como é possível observar, o paint stop tem diversas vantagens. Os benefícios trazidos pelos filtros não precisam ficar restritos às cabines de pintura automotivas. Ele também pode ser utilizado em sistemas de pressurização e ar condicionado.

A Brafiltros é reconhecida pela qualidade de seus filtros paint stop. Sua comercialização é feita em rolo ou sob medida, de acordo com a necessidade do cliente. Entre em contato e faça um orçamento