O que é o Filtro HEPA e quando utilizá-lo?
Para manter um ambiente higienizado e livre de impurezas, é necessário muito mais que uma limpeza tradicional. Cuidar da qualidade do ar é imprendincível, e, pensando nisso, foi criado o filtro HEPA.
O filtro HEPA, que significa “Hight Efficiency Particulate Air” – em português alta performance em absorção de partículas – é conhecido pela sua capacidade de barrar a passagem de elementos. O filtro HEPA é capaz de reter 99,95% das partículas até 0.3 μm, entre eles pólen, bactérias, fungos, e até mesmo alguns vírus.
Por ter propriedades que impedem a passagem de microorganismos, é natural associar os filtros HEPA com ambientes hospitalares e salas cirúrgicas. No entanto, ele também é um ótimo aliado para espaços que precisam reduzir a zero quantidade de poeira no ar, como:
- Laboratórios farmacêuticos;
- Hospitais;
- Clínicas;
- Fábricas de eletrônicos;
- Salas de servidores de internet.
Qual a composição do filtro HEPA?
A malha do filtro HEPA é composta por fibras de vidro, dispostas em três camadas. Cada uma delas funciona de forma distinta para captar fragmentos de diferentes tamanhos.
- Para partículas grandes: por serem mais largas, essas substâncias ficam presas entre duas ou mais fibras. É como se elas fossem grandes demais para passar por uma catraca, então ficam retidas do lado de fora.
- Para partículas médias: para elementos ainda menores, como bactérias, é possível que elas passem pela primeira “catraca”. Mas por serem pesadas, ao seguirem o fluxo de ar, elas acabam sendo capturadas ao longo de sua passagem. Esse método é chamado de “intercepção”.
- Partículas pequenas: esses elementos são tão leves que não se movimentam de acordo com o fluxo de ar, mas sim em “zigzag” ou em padrões aleatórios, assim como uma mosca. Mas como as fibras do filtro HEPA são densas, eventualmente essas micro partículas acabam encontrando uma delas no meio do caminho e sendo retidas.
Manutenção do Filtro HEPA
Assim como qualquer equipamento, os filtros HEPA precisam de manutenção e cuidados. Não é recomendado que se lave o filtro com água ou o aspire, pois esse tipo de limpeza pode danificar as fibras da malha.
Para aumentar a vida útil do seu filtro, o ideal é a utilização de camadas protetivas, também conhecidas como pré-filtro e filtro fino. A função deles é impedir que partículas maiores como poeira e poluição tenham impacto direto com o filtro HEPA, garantindo ainda mais eficiência e qualidade de ar.
Comparação do HEPA com outros filtros
Para fins de segurança, os filtros HEPA devem passar por testes e avaliações de organizações internacionais de qualidade. Para a European Standard, o filtro HEPa deve reter no mínimo 99,95% das partículas, já o departamento de segurança e energia dos Estados Unidos determinou esse valor em 99,97%.
Filtros não-HEPA têm sua taxa de retenção bem menores, podendo variar de 5% a 60%. Por isso, seja para a segurança de seus equipamentos ou para sua saúde, é essencial se equipar com filtros HEPA de qualidade e obtê-los com fornecedores confiáveis.
A Brafiltros garante qualidade, durabilidade e segurança em todos seus produtos. Para saber mais sobre HEPA e outros filtros, entre em contato conosco.